HOME ESCOLA DA SÍNTESE ATIVIDADES AGENDA PRÁTICAS ESPIRITUAIS LEITURAS CONTATO  LOJA 
 
 
Ensinamentos espirituais
 
 

O QUE É A ALMA?

 

Existe uma certa confusão entre espírito e alma, que muitas pessoas pensam ser a mesma coisa. Dentro das mais antigas tradições das ciências esotéricas sempre foram coisas diferentes mas correlacionadas.

A palavra alma vem do latim anima. A ela são atribuídos vários significados e atributos. O nome também exprime a causa oculta dos movimentos vitais, o princípio sensitivo e intelectual da vida. Filosoficamente, é o princípio imaterial da vida, do pensamento e da ação.

A ciência esotérica ensina que a alma é o princípio da vida na Terra, então não existe vida sem alma, ela é o princípio unificador das Energias do Pai (espírito) com as Energias da Mãe (matéria, a forma), por isso, a alma representa o elo de ligação, o Filho, esta é a Grande Tríade(1) que reside no homem.

Dentro desta visão, os problemas maiores são com o Aspecto Energético da Mãe, geralmente o ser humano tem muita dificuldade em harmonizá-lo e equilibrá-lo com o Aspecto Energético do Pai, fica demasiado focalizado na matéria, dependente e dividido; a inteligência só está voltada para as necessidades do corpo físico e para satisfazer suas emoções, assim não consegue crescer por dentro; cresce, sim, mas só por fora, julga-se adulto por ter um corpo físico de adulto, mas dentro de si - será que sua mente, seus sentimentos, sua consciência e sua alma também cresceram na mesma proporção?

Quando o homem nasce, o cordão umbilical que o une ao corpo da mãe é cortado, mas existem outros dois cordões de ligação com a mãe, mais sutis, energéticos, que nem sempre são cortados - o emocional e o mental - estes, geralmente, permanecem. O ser humano cresce fisicamente, mas sua ligação energética com a mãe continua, cada ato de sua vida é monitorado pela mãe ainda ativa dentro dele; torna-se uma criança crescida e necessita ter consciência e coragem para cortar o cordão umbilical emocional, depois o cordão mental. Não se trata de renegar ou julgar a mãe, as culturas educacionais desta civilização fizeram isso, mas se ele não fizer esse corte, ninguém poderá fazer por ele, que também não crescerá por dentro, e assim não se tornará livre nem libertará a mãe prisioneira dentro de si.

Este aspecto do ser humano de não ser livre por dentro é uma das causas do seu caos interno. Muitos não conseguem fazer isso sozinhos, nem tomar consciência desta prisão energética; é aqui que a psicologia e outros processos alternativos podem e devem ajudá-lo a se tornar livre. E só poderá ser livre quando desvendar seus próprios mistérios interiores, como os de sua alma, para se libertar, se iluminar e se tornar Mestre de si mesmo.

O homem precisa sentir a força e a inteligência de sua alma, dirigir sua vida sem nenhum monitoramento externo, seja de quem for, porque ao se deixar monitorar continua dependente e mantém prisioneiras as energias da mãe não conseguindo se transformar e nem se libertar. Deste modo, sempre algo o manterá preso, não conseguirá ser livre. Até poderá pensar que é; contudo, estará mais dependente do que imagina. Muitas vezes sua vontade anda a reboque de alguma coisa que pouco ou nada contribui para a sua evolução, desenvolvimento espiritual e libertação.

A determinação para se libertar, unificar, caminhar com seus próprios pés, ainda é tarefa difícil para ele, precisa compreender que só existe liberdade na unidade, e unidade é amor, não emoção; é Luz, não trevas, é inteligência criativa, não inteligência condicionada e destrutiva; é renovação, não estagnação; é experiência, é sabedoria, é fraternidade, é doação, é harmonia, é equilíbrio, é paz interna e externa, é justiça, não só para si mas para todos.

Enquanto não desarmamos nossos corações e mentes, a Luz da Alma em cada um não surgirá, e a Alma continuará a ser um grande mistério; prosseguiremos gerando crises, causas e efeitos, ações e reações, neuroses, conflitos e violência, dentro e fora de nós, assim como falsos julgamentos e muitas ilusões.

Vejamos algumas definições e mistérios da alma, começando pela Bíblia:

Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança. (2)

Em Êxodo, o Senhor falando a Moisés, disse: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. (3)

Deus nunca foi visto por alguém. (4) E na 1ª Epístola, São João (4:12) reforça a afirmação quando diz: Ninguém jamais viu a Deus.

O Grande Criador que a maioria chama de Deus, não tem forma, não poderá ser visto pelos sentidos humanos. Nosso espírito é semelhante ao Criador, nele estão todos os Poderes Divinos da Criação .

O espírito, também chamado de mônada, quer dizer - onde está a Unidade, a Tríade Divina - que encontra-se no que poderíamos chamar de o Universo Divino . Por isso, o espírito teve uma grande necessidade de colocar em ação todas as suas Potencialidades Divinas , visto ser semelhante a Deus, mas não conseguia atingir os universos dimensionais mas inferiores, e aí principiou a utilizar-se de seus Poderes Divinos criando também à sua imagem e semelhança a alma, com seu próprio Universo como instrumento e corpo de sua manifestação, do mesmo modo como o espírito é o corpo de manifestação do Grande Criador Divino.

Se o espírito foi Criado à imagem e semelhança de Deus, e a alma à imagem e semelhança do espírito, a personalidade deveria ser criada à imagem e semelhança da alma; e eis aqui o grande problema do homem, ela foi criada à imagem e semelhança de nossos pais, de outros familiares, educadores, etc., e não da alma.

Compete a cada um moldar e transformar a sua personalidade para que ela se torne semelhante à alma e seja seu veículo de manifestação na Terra.

1 Este tema é abordado no livro O Que é...? vol. 2
2 Bíblia, Gênesis 1:26.
3 Bíblia, Êxodo 33:20.
4 Bíblia, João 1:18.

Veja o livro O que é...
Henrique E. Rosa


 


 
 voltartopo

  NEWSLETTER

Cadastre-se para receber ofertas e informações

dados recebidos

Nome:

Email:





Portal da Síntese   Compartilhar


 
 

 
 
   

Portal da Síntese
Escola da Síntese - Editora Portal               (11) 4777-9870

HOME | ESCOLA DA SÍNTESE | ATIVIDADES | AGENDA | PRÁTICAS ESPIRITUAIS | LEITURAS | CONTATO | LOJA